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A ZIPP ATRAVÉS DO TEMPO
Marcos importantes na nossa história de tornar você mais rápido

1988
A Zipp está enraizada no cenário das corridas automobilísticas de Indy. O engenheiro de motorsports Leigh Sargent se especializou em reparo, modificação, fabricação e design aerodinâmico de carros para Indy 500. Mas depois de examinar rodas de disco para bicicletas na década de 1980, ele viu o potencial para projetar algo melhor e mais rápido. Ele registrou Zipp como uma marca comercial e começou a trabalhar. O primeiro produto da Zipp, a roda de disco, foi projetado para sistemas de roda livre de sete velocidades e está disponível em quatro cores. Esses produtos de carbono foram projetados junto com as peças de corrida. O objetivo de cada um era o mesmo: criar armas rápidas.

1989
A Zipp apresentou a primeira roda de carbono de três raios, a Zipp 3000. Como as rodas de disco, estavam disponíveis em quatro cores. Este produto foi abandonado quando a Zipp encontrou designs mais rápidos.

1990
Em 1990, apenas dois anos após nossa fundação, a lenda de Kona, Mark Allen, se tornou o primeiro vencedor a usar rodas Zipp. Os primeiros produtos da Zipp, incluindo a roda com três raios, a roda de perfil alto Zipp 440 e a bicicleta Zipp 2001, tornaram-se as armas aerodinâmicas preferidas no início dos anos 1990.

1991
As rodas Zipp 400 entram em produção. Esta roda com raios foi a base para inovações posteriores, incluindo as linhas Firecrest e NSW.

1995
Os dois homens que ajudaram a construir a Zipp em suas primeiras duas décadas posam juntos. O engenheiro Leigh Sargent com o empresário Andy Ording, que se tornou o proprietário da Zipp Speed ​​Weaponry em 1999.

1997
A Zipp continua ganhando mercado no triatlo e nas corridas de estrada com foco nas rodas. Naquela primeira década, Zipp aproveitou a mentalidade do automobilismo ao desenvolver produtos, ajudando a ser o pioneiro no uso do túnel de vento na indústria de bicicletas. Zipp ainda empregou vários veteranos do automobilismo, incluindo os melhores engenheiros. Os icônicos quadros 2001 e 3001 da Zipp se tornaram símbolos icônicos de velocidade de alto desempenho. Mesmo depois de serrem descontinuados no final de 1997, esses conjuntos de quadros continuam sendo itens altamente cobiçados.

1999
Zipp muda-se para uma fábrica dedicada com clima controlado na Rua Main em Speedway, Indiana, a mesma da mundialmente famosa pista de Indianapolis Motor Speedway.

2000
Zipp assina com a equipe belga Lotto-Adecco. Esta é a investida da Zipp no ​​patrocínio oficial de uma equipe de alto nível do Tour de France.

2003
Este foi um grande ano. Zipp assina como patrocinador da poderosa equipe CSC. A equipe vence duas etapas e a classificação geral das equipes no Tour de France. Além dos resultados, a CSC se torna um parceiro valioso no desenvolvimento de rodas. Isso inclui fornecer aos engenheiros da Zipp e ao construtor de rodas mestre Nic James um feedback inestimável sobre como melhorar as rodas para serem rápidas e duráveis. Além do mais, este foi o ano em que a Zipp introduziu sua agora icônica roda de disco com covinhas.

2006
Os engenheiros da Zipp trabalharam com profissionais patrocinados da equipe CSC para testar protótipos de rodas de carbono na Floresta Arenberg, o setor de paralelepípedos mais famoso da Paris-Roubaix. O objetivo da Zipp era projetar uma roda de carbono capaz de vencer a Paris-Roubaix. Membros da equipe CSC, a partir da esquerda, Lars Michaelson (Dinamarca), Fabian Cancellara (Suíça) e Allan Johansen (Dinamarca) inspecionam uma roda. Os testes foram cruciais para o desenvolvimento da tecnologia Carbon Bridge™ que tornou as rodas de carbono duráveis ​​o suficiente para que a Zipp 303 vencesse a Paris-Roubaix e o Tour de Flanders.

2007
A SRAM adquire a Zipp, fornecendo experiência e recursos adicionais.

2008
Carlos Sastre, da Espanha, vence a Alpe d'Huez, levando a camisa amarela e marcando sua vitória no Tour de France. Ainda exibimos sua camisa amarela em nosso escritório em Indianápolis.

2010
Este é um dos anos mais significativos da Zipp. Em abril, o suíço Fabian Cancellara vence o Ronde van Vlaanderen (Tour de Flandres) e a Paris-Roubaix em estilo de comando a bordo das rodas Zipp 303. Essa conquista foi um momento monumental na história da Zipp, pois marcou a primeira vez em que rodas de carbono foram levadas à vitória nas duas clássicas de paralelepípedos da Primavera. No final do ano, a Zipp apresenta seu design Firecrest, incluindo Firecrest Carbon Clinchers. Seu design de aro largo prova ser mais rápido e mais estável em ventos laterais. O sistema de resina nas laterais de carbono gerencia o calor até mesmo nas descidas de montanha mais longas. A tecnologia Firecrest se tornaria a base para as inovações das rodas modernas da Zipp.
Atletas Zipp também brilham. No Campeonato Mundial de Estrada, Zipp arrebatou o pódio na corrida de estrada com Thor Hushovd da Noruega, ouro; Matti Breschel (Dinamarca), prata; e bronze de Allan Davis (Austrália). Fabian Cancellara (Suíça) e Emma Pooley (Grã-Bretanha) conquistaram medalhas de ouro em contra-relógio. No triatlo, o australiano Chris McCormack venceu o masculino e Mirinda Carfrae o Mundial feminino em Kona.
Para encerrar este ano incrível, a Zipp (junto com as principais funções SRAM) mudou-se para uma nova instalação especialmente construída em 5315 Walt Place em Indianápolis, cerca de 5 milhas a noroeste de nossa antiga fábrica em Speedway.

2012
Tom Boonen da Omega Pharma-Quick-Stepp desfruta de uma das temporadas Clássicas de Primavera de maior sucesso da época, vencendo o Tour de Flanders e Paris-Roubaix nos domingos consecutivos a bordo das Zipp 303s.

2014
O holandês Niki Terpstra lançou seu ataque solo de sucesso com cerca de 6 km restantes na Paris-Roubaix 2014.

2016
A americana Evelyn Stevens, da Boels-Dolmans Cycling Team, estabelece o recorde mundial feminino da hora UCI, cobrindo 47.980 km em 60 minutos a bordo de uma roda disco Zipp 900 dianteira e uma disco Super-9 traseira.
A Zipp apresenta o 454 NSW Carbon Cincher, o primeiro grande produto da indústria do ciclismo a ser projetado com biomimética. Os nós ondulantes HyperFoil ™ em forma de barbatana do 454 NSW são desenvolvidos em parte pelo estudo das nadadeiras das baleias jubarte.

2018
O belga Wout van Aert vence seu terceiro campeonato mundial consecutivo de ciclocross UCI na Elite Masculina, todos pilotando rodas Zipp, na Holanda.
Ted King coloca Zipp no ​​topo do maior evento de gravel com sua vitória em Dirty Kanza 200 do Kansas. Ele pilotou a Zipp 303, tornando esta roda vencedora no asfalto, paralelepípedos, lama e (agora) cascalho.

2019
A Zipp oferece sua primeira roda de mountain bike em mais de duas décadas. As rodas de carbono 3ZERO MOTO 27,5” e 29” para Enduro / Trail, são inspiradas nos esportes à motor para fornecer aos pilotos o controle e a durabilidade necessários para a velocidade pura. A abordagem de parede única, Zipp’s Moto Technology ™, permite que os aros 'girem' de ambos os lados da superfície dos raios enquanto atravessam terrenos acidentados. Esse efeito ficou conhecido como 'Conformidade do tornozelo', uma analogia de como o tornozelo de um corredor gira para manter o pé no chão quando o corredor faz uma curva.
A história da Zipp segue em sua quarta década com nossa única missão inalterada: Torná-lo mais rápido