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Para os ciclistas de estrada, a hora do tubeless é agora. A tecnologia tem sido a configuração dominante para mountain bike e agora está superando os tradicionais pneus clincher para ciclismo de estrada e cascalho. Além disso, o tubeless é um componente crucial da abordagem da Zipp para ajudar os ciclistas a alcançar a Eficiência Total do Sistema (TSE™) com seus sistemas de rodas e pneus.

Com uma configuração sem câmara, o pneu forma uma vedação hermética com o formato do aro especialmente projetado. Como não há câmara para se preocupar, o tubeless elimina os furos, permitindo pressões mais baixas dos pneus. Selante de pneus, aplicado durante a instalação, protege contra perfurações de detritos na estrada e fora da estrada.

Por que usar Tubeless?

Qual o papel do tubeless em fazer você ir mais rápido? Ir mais rápido, dentro ou fora do asfalto, se resume a uma fórmula simples: Eficiência = Velocidade. Sem câmara de ar interagindo com o pneu, os sistemas sem câmara têm menos atrito, o que reduz a resistência ao pedalar e amortece as vibrações. Um pneu sem câmara maior, menor pressão do pneu e um perfil de aro mais amplo otimizado para a interface do pneu contribuem para um passeio mais rápido e mais compatível. Os benefícios do tubeless são muitos:


• Melhor aderência nas curvas
• Maior conforto
• Resistência da pedalada reduzida
• Menos pneus furados
Como fazer a transição para o Tubeless?

O que você precisará:

• Rodas compatíveis sem câmara (rodas sem câmara Zipp linkadas abaixo)
• Pneus prontos para tubeless
• Selante de pneus sem câmara
• Ferramenta de remoção do núcleo da válvula
• Compressor de ar ou bomba de piso
• Óculos de segurança
• Pano limpo

Para ajudar na configuração, a SRAM desenvolveu este vídeo instrucional. O estalo de assentar um pneu sem câmara dá a você uma indicação clara de que está fazendo as coisas corretamente. A maioria dos ciclistas novatos no tubeless ganhará proficiência ao assentar o pneu e adicionar selante com apenas duas ou três instalações.

Fazendo a transição para tubeless

Ter a capacidade de reduzir a pressão dos pneus é um dos benefícios mais significativos dos pneus e rodas sem câmara. Ciclistas que correm sem câmara normalmente reduzem a pressão dos pneus em 10 ou mais PSI em comparação com os clinchers. Menos pressão de ar ajuda a amortecer as vibrações da estrada para maior conforto do ciclista. Também permite que a área de contato – aquela parte do pneu no solo – se espalhe para melhor tração, especialmente nas curvas. Os pneus sem câmara também costumam ter uma construção diferenciada para uma transição mais suave na borracha entre a banda de rolagem (parte superior do pneu) e sua parede lateral. Semelhante a pilotar um pneu tubular, o ciclista experimenta uma sensação mais suave ao inclinar-se agressivamente nas curvas.

GUIA DE PRESSÃO DE PNEU SEM CÂMARA
Sobre aros sem gancho (parede lisa) - Hookless

O uso de aros sem gancho (lado reto) da Zipp é essencial para torná-lo mais rápido através da Total System Efficiency (TSE™). Sem os ganchos, a transição entre o pneu e o aro é mais perfeita e aerodinâmica. Os aros sem gancho da Zipp têm distribuição de resina mais eficiente, o que significa rodas mais leves. Eles também são altamente duráveis.